sábado, 9 de maio de 2009

Prefeita homenageia mães de Glória



A prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Michelly Oliveira (PR), homenageou as mães dos adolescentes que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Durante o evento, ocorrido na manhã da última quinta-feira, 07, foram realizadas várias atividades como leitura de mensagens, dublagem musical e expressão corporal, testes de conhecimentos com perguntas e respostas premiadas, melhor mãe dançarina e melhor cantora, tendo o objetivo de demonstrar as expressões de talentos das mães e dos jovens.

A prefeita Luana pronunciou-se dizendo das dificuldades financeiras que passa a prefeitura de Glória. Contudo, sensibilizada pelo sentimento de mãe, e sabendo que àquelas mães carentes desejariam ganhar presentes de seus filhos nos dias das mães, realizou o evento para homenageá-las apresentando os talentos de seus filhos e dando alguns brindes às mães.

Estiveram presentes ao evento: Pe Gregório; a vice-prefeita, Adriana Feitosa; a Secretária de Ação Social, Gilvanea Freitas; o Secretário de Indústria e Comércio, Ronaldo Silva; o Secretário de Transportes, Fernando; o Secretário de Esportes e Lazer, Dedé do Elvis; o Diretor de Cultura, Lucas Lamonier; além de outros servidores municipais.


Fonte: Portal Soudegloria.com – o maior portal do sertão sergipano - Com informações do gloriaonline.info



Leia mais...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Alunos da rede municipal de Glória ganham computadores


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura sorteou nesta sexta-feira, 08, dois computadores entre os alunos da rede municipal. Cerca de 5000 alunos concorreram, gratuitamente, aos prêmios que foram adquiridos em parceira com a iniciativa privada.

O sorteio, que foi transmitido ao vivo pela Boca da Mata FM durante o programa Fala Sertão, foi dividido em dois grupos. O primeiro grupo correspondia aos alunos da zona rural e o segundo aos da zona urbana

A ganhadora do primeiro grupo foi Mirele Mota Souza, estudante de uma escola do povoado Angico. O seu bilhete era o de nº 1112. Já o ganhador da zona urbana foi o titular do bilhete de nº 3234, Alisson Natanael de Lima.

“A nossa intenção é incentivar as comunidades a se matricular nas escolas da rede municipal, por que quanto mais alunos nós tivermos mais recursos poderemos receber e, assim, melhorar a qualidade de ensino no nosso município”, garantiu Maísa Feitosa.

A Secretária de Educação confirmou que haverá um novo sorteio de prêmios entre os alunos da rede municipal no dia do estudante, 12 de agosto. Dois prêmios já foram confirmados para o sorteio: um celular, doado pela Unitel; e uma bicicleta, doada por Ary das bicicletas. “Dessa vez somente os alunos que tiverem uma boa freqüência escolar e obtiverem uma boa média semestral é que poderão concorrer aos prêmios”, concluiu Maísa.



Leia mais...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Professores queimam contracheques no sertão



Os professores da rede estadual de ensino se reuniram hoje, 7, em praça pública para queimar os seus contracheques. O ato foi realizado em Nossa Senhora da Glória, sertão sergipano, pelos professores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese).

O objetivo do ato público é mostrar a sociedade que o Governo do Estado e a maioria dos prefeitos sergipanos vêm descumprindo a Lei Federal nº 11.738/2008, conhecida como a lei do piso.

A queima de contracheques de hoje é o terceiro ato público realizado pelo sindicato. O primeiro ato ocorreu em Aracaju no dia 24 de abril passado e o segundo foi realizado ontem, em Itabaiana, no agreste sergipano.

Participaram do protesto os representantes dos professores da rede estadual de toda a região do sertão, além do presidente estadual do Sintese, Joel Almeida.



Fonte: Portal Soudegloria.com - o maior portal do sertão sergipano



Leia mais...

SEED promove curso sobre "Rádio na Educação: ressignificando práticas"

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE), está promovendo o curso "O Rádio na Educação: Ressiginificando Práticas", para professores da rede pública estadual que trabalhem em unidades de ensino que tenham uma rádio escola instalada. O objetivo é capacitar os professores para a utilização da linguagem radiofônica como ferramenta educativa.

O curso terá uma carga horária de 60h, nas modalidades presencial e à distancia. As aulas presencias foram iniciadas no dia 29 de abril e prosseguirão até 28 de maio. As 32 horas à distância ocorrerão no período de 02 a 26 de maio de 2009.

Neste curso os professores terão a oportunidade de conhecer os programas Audacity, que grava e edita voz, e o Zara Rádio, que gerencia a programação de uma rádio. Os cursistas também vão participar de fóruns e chat, nos quais discutirão sobre as possibilidades pedagógicas da mídia radiofônica no contexto educacional.

"O presente curso tem o importante papel de incentivar e favorecer o uso apropriado do Rádio como veículo educativo, possibilitando o intercambio de ideias e discussões envolvendo toda comunidade escolar ", comenta Cristina da Costa Fonseca, chefe da DITE.
Fonte: SEED

Leia mais...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Formação de professores será entrave para implantação do novo modelo de ensino médio


A principal dificuldade que os estados vão enfrentar na reforma curricular do ensino médio, proposta pelo Ministério da Educação, será a falta de professores preparados para atender o novo modelo, avalia a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra. "A proposta é interessante em algumas medidas. O ensino médio passa por uma crise de identidade, hoje, com um amontoado de disciplinas", afirma.

A presidente do Consed alerta para o fato de que, muitas vezes, o professor não está ainda preparado nem para atender ao atual modelo. Ela acredita que será necessário um grande esforço das universidades para atender a formação dos profissionais de ensino em grandes áreas do conhecimento.

"O professor formado em biologia às vezes não domina nem todo aquele conteúdo, como poderá dar aulas de outras áreas? Precisamos de um esforço conjunto porque as universidades ainda resistem muito a esse modelo mais amplo de formação", disse.

O Consed vai montar um grupo de trabalho para debater o projeto apresentado pelo MEC. Um dos pontos que precisa de maior discussão, segundo Auxiliadora, é o repasse de verbas do ministérios para apoiar os projetos em cada estado. A princípio, o ministério garantiu verba extra para as 100 escolas que tiveram as piores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Essa questão precisa ser dimensionada. Para a gente avaliar a eficácia desse novo modelo, ele teria que funcionar tanto em boas escolas, como em escolas com problemas", afirmou.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) vai realizar audiências públicas para discutir o novo modelo de ensino médio. O processo deve ser concluído até julho. Depois dessa etapa, o ministério começará as negociações com os estados.

Fonte: CNTE

Leia mais...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Há 67 anos o Brasil adotava a divisão regional proposta pelo geógrafo Fábio Guimarães


A divisão regional do Brasil em cinco grandes regiões geográficas foi oficialmente adotada em 1942 e contribui, desde então, para a organização e gerenciamento do território nacional. Em 1945 houve uma subdivisão e foram criadas microrregiões (então chamadas de zonas fisiográficas), que são agregados de municípios com características em comum. Os dois trabalhos são obra do engenheiro e geógrafo carioca Fábio de Macedo Soares Guimarães (1906-1979), um dos pesquisadores pioneiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Até hoje o planejamento de governo é feito tendo por base as divisões geográficas, com suas macro e microrregiões, que indicam como devem ser distribuídos os recursos do Tesouro para cada área”, diz Roberto Schmidt Almeida, geógrafo, professor aposentado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e estudioso da história da geografia brasileira. “E Fábio Guimarães era o pesquisador brasileiro que mais entendia esses processos de divisão.” Seu estudo foi publicado na Revista Brasileira de Geografia, edição de abril-junho de 1941 e adotado no ano seguinte.

A divisão proposta por ele separava os 21 estados e o Distrito Federal daquela época em Norte (Amazonas e Pará), Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), Leste (Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal), Sul (São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) e Centro-Oeste (Mato Grosso e Goiás). Havia cinco territórios, também encaixados nas grandes regiões.

Quase 30 anos depois, em 1969, era preciso reordenar o território nacional. O núcleo econômico do país havia se tornado um triângulo que tinha os vértices nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Por essa razão, juntaram-se Rio, Minas e São Paulo, além do Espírito Santo, em uma nova região, a Sudeste. A Região Leste foi extinta; Bahia e Sergipe passaram para o Nordeste. Brasília já estava no Centro-Oeste. Alguns territórios foram promovidos a estados, distribuídos pelas macrorregiões de acordo com a proximidade e características. Essa atualização do território não foi realizada por Guimarães, na época fora do IBGE, dedicado às aulas na Pontifícia Universidade Católica do Rio.

As contribuições do geógrafo não se limitaram à divisão do país. Houve muitas outras, a maioria delas ocorridanos anos 1940. Guimarães determinou matematicamente o centro exato do Brasil – ao contrário do que se pensava na época, ele se situa no nordeste de Mato Grosso, e não em Goiás. Em 1947 liderou uma das duas expedições ao Planalto Central para examinar os melhores sítios visando à localização da futura capital federal junto com um dos mais importantes e influentes geógrafos do período, o alemão radicado nos Estados Unidos Leo Weibel, então contratado como consultor.

Orlando Valverde, geógrafo do IBGE, em texto escrito por ocasião das comemorações dos cem anos do nascimento de Guimarães, em 2006, lembrou que Fábio Guimarães fez uma análise técnica famosa sobre a questão de limites entre o Espírito Santo e Minas Gerais. “Ele mostrou, com numerosos exemplos do Brasil e do exterior, que uma linha de cumes montanhosos nem sempre coincide com o divisor de águas; que um rio pode atravessar uma serra por meio de gargantas;que um importante divisor de águas pode ser encontrado dentro de um vale”, escreveu Valverde. “Ou seja, esclareceu um erro muito comum, aliás, entre estudiosos do direito internacional.”

Guimarães trabalhou por 30 anos no IBGE. De 1969 em diante dedicou-se apenasa ensinar nas salas de aula as ideias que havia desenvolvido no instituto e aprendido em pesquisas de campo pelo Brasil. Fonte: Pesquisa FAPESP

Leia mais...

domingo, 3 de maio de 2009

Compositor gloriense concorre a prêmio no Festival de música da TV Atalaia



O universitário gloriense Luiz Tiago Vieira Santos foi classificado para uma das eliminatórias do 1º Atalaia Festival, tons e sons de Sergipe que acontecerá no dia 16 deste mês na cidade de Itabaiana. Este festival está sendo realizado pelo Sistema Atalaia de Comunicações e conta com a participação de mais de 500 músicas.

Tiago Vieira esta concorrendo com a música Tempo Certo na categoria universitário. Sua música foi classificada por votação popular, através do portal da Atalaia, e recebeu 1648 votos.

O festival

O 1º Atalaia Festival, tons e sons de Sergipe é uma promoção do Sistema Atalaia de Comunicações, através da TV Atalaia/Record. É um festival de composições inéditas, voltado a todos os gêneros e estilos musicais e tem como um dos seus objetivos proporcionar a descoberta de novos talentos.

O festival acontece em quatro etapas, sendo três eliminatórias e uma final. A primeira eliminatória acontece no dia 09 de maio na cidade de Estância. A segunda no dia 16 em Itabaiana. E a grande final deve ocorrer no dia 23 deste mês na cidade de Nossa Senhora do Socorro.

O primeiro colocado do festival receberá um premio de R$ 3.000,00. O segundo receberá um prêmio de R$ 2.000,00 e, o terceiro, R$ 1.000,00. Ainda serão premiados o melhor arranjo e melhor intérprete, com o prêmio de R$ 500,00 cada e música mais popular com R$ 1.000,00.


Leia mais...
viaboletim - 2009 - Nossa Senhora da Glória / Sergipe / Brasil
E-mail: professorbelarmino@gmail.com
Template by - Abdul Munir BlogBlogs.Com.Br