sexta-feira, 29 de maio de 2009

Programa Eleitoral afirma que o Brasil está no rumo certo




Foi ao ar nesta quinta-feira (28) o programa nacional do Partido dos Trabalhadores. Com 10 minutos de duração, o programa mostrou como as políticas públicas elaboradas pelo PT fizeram o Brasil diminuir desigualdades, gerar empregos e promover desenvolvimento com distribuição de renda e inclusão social.

Também destacou que, na contramão do neoliberalismo, o governo do PT consolidou o país como um dos mais bem preparados do mundo para a superação da crise econômica internacional.

O programa teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de lideranças nacionais, incluindo cinco ministros.


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Plano prevê formação de 330 mil professores não graduados

O Ministério da Educação lançou nesta quinta-feira, 28, o primeiro Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. A intenção é formar, nos próximos cinco anos, 330 mil professores que atuam na educação básica e ainda não são graduados. De acordo com o Educacenso 2007, cerca de 600 mil professores em exercício na educação básica pública não possuem graduação ou atuam em áreas diferentes das licenciaturas em que se formaram.

Já são 90 instituições de educação superior – entre universidades federais, universidades estaduais e institutos federais – envolvidas na oferta de cursos. Os cursos serão oferecidos tanto na modalidade presencial como a distância, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), e alguns já devem começar no segundo semestre deste ano. Outros têm início previsto para 2010 e 2011.

O plano consolida a Política Nacional de Formação de Professores, instituída pelo Decreto 6755/2009, que prevê um regime de colaboração entre União, estados e municípios, para a elaboração de um plano estratégico de formação inicial para os professores que atuam nas escolas públicas. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em vigor desde abril de 2007.

Das 27 unidades da federação, 21 especificaram suas demandas de formação no plano estratégico. Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Acre, Rondônia e Distrito Federal não elaboraram o plano. Os três últimos manifestaram desejo de entrar no plano de formação continuada, já que a quase totalidade de seus professores já é graduada.

A formação inicial abrange três situações: professores que ainda não têm formação superior (primeira licenciatura); professores já formados, mas que lecionam em área diferente daquela em que se formaram (segunda licenciatura); e bacharéis sem licenciatura, que necessitam de estudos complementares que os habilitem ao exercício do magistério.

Os cursos de primeira licenciatura têm carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio supervisionado. Os de segunda licenciatura têm carga horária de 800 horas para cursos na mesma área de atuação ou 1.200 horas para cursos fora da área de atuação.

“O objetivo do sistema é dar a todos os professores em exercício condições de obter um diploma específico na sua área de formação”, afirma o ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministro explica que foi feito um cruzamento de dados das necessidades de formação, a partir do censo da educação básica, com a oferta de vagas por instituição, por campus e por curso. “Vamos colocar todas as vagas à disposição e vai caber aos secretários estaduais e municipais promover a inscrição dos professores em serviço.”

O professor deverá se inscrever junto à secretaria estadual ou municipal de educação e cadastrar seu currículo, que deverá ser atualizado periodicamente. As instituições formadoras decidirão como será feito o processo seletivo se houver mais demanda do que vagas. A seleção pode ser tradicional ou por sorteio eletrônico, realizado pelo MEC. “Como a idéia é formar todos, o que está sendo discutido agora é quem vai se matricular primeiro”, reforça o ministro.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), antes responsável somente por cursos de pós-graduação, passou a receber o dobro de seu orçamento para assumir a responsabilidade pela formação do magistério. Isso significa R$ 1 bilhão ao ano destinado à formação de professores.

Haddad chama a atenção ao fato de que o plano nacional de formação de professores não tem a ver com as vagas ofertadas pelas universidades ou institutos federais em seu processo seletivo normal, nem com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), já que esses se referem à formação de novos professores. “Só os 38 Institutos Federais terão que investir, para além do plano nacional de formação, R$ 500 milhões por ano na formação de licenciados em física, química, biologia e matemática. Já o Reuni aumentou em 120% as licenciaturas nas federais”, destaca.

Uma segunda etapa é o plano de formação continuada. O MEC já oferece formação em matemática e língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental pelo programa Pró-letramento, que é um sistema de formação de multiplicadores. Em torno de 300 mil docentes já estão concluindo a formação.

O programa Gestar, também em língua portuguesa e matemática, se volta à formação dos professores dos anos finais do ensino fundamental e tem 200 mil inscritos. A intenção, agora, é expandir para outras áreas do conhecimento e para o ensino médio.
Fonte: Agencia Brasil

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quinta-feira, 28 de maio de 2009

Professores rejeitam proposta do Governo

Por unanimidade, a categoria rejeitou a proposta apresentada pelo Governo, por entender que ela representa “um achatamento dos vencimentos atuais”


Os professores da rede estadual reuniram-se mais uma vez na tarde desta quarta-feira, 27, para discutir a implantação do piso salarial. Por unanimidade, a categoria rejeitou a proposta apresentada pelo Governo, por entender que ela representa “um achatamento dos vencimentos atuais”, de acordo com o presidente do Sindicato dos Professores (Sintese), Joel Almeida. Pagamento de 2/3 do piso, mudanças no escalonamento entre nível médio e superior, redução gradativa das regências e das gratificações foram alguns dos pontos rejeitados pelos professores.

A proposta do Governo foi apresentada ao Sintese na tarde de ontem, pelos secretários João Andrade (Fazenda), Jorge Alberto (Administração) e José Fernandes (Educação). Na reunião, os representantes do sindicato discordaram da proposta e apresentaram uma contraproposta.
Professores lotaram assembléia
Na formulação do Sintese, a categoria aceita a incorporação de 20% da regência e da gratificação por Atividade Pedagógica para o vencimento base, além de manter o triênio, o terço os percentuais de titulação sobre o salário inicial.

De acordo com Joel Almeida, “a proposta do Sintese está sendo analisada pelos secretários, diante da possibilidade de ampliação do custo da folha de pagamento do magistério em R$ 6 milhões”. Até esta quinta-feira, 28, o sindicato deve ser acionado para uma nova rodada de negociações com o Governo.

No encontro desta tarde, os professores rejeitaram a proposta do Governo e votaram a favor da formulação do Sintese. Na próxima segunda-feira, 1º, a categoria realiza nova assembléia para dar prosseguimento às discussões.

Fonte: Infonet

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Aluna de Itabi ganha medalha de ouro competindo xadrez


A aluna Josiene Oliveira, estudante da Escola Estadual Maria das Graças Meneses Moura, do município de Itabi, venceu a competição de xadrez na categoria sub 18 dos Jogos Escolares da TV Sergipe 2009.

Josiene participou da competição de xadrez entre os alunos da rede estadual e ganhou a medalha de ouro. Ela faz parte do grupo de alunos que estão participando do Programa Xadrez nas Escolas, que é um programa implantado pelo governo estadual em 52 escolas de todas as regiões do estado.

Além de Josiene, mais oito alunos da rede pública estadual conquistaram medalhas nas categorias sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18.


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quarta-feira, 27 de maio de 2009

Professor de classe multisseriada passa por curso de formação

Representantes das 27 secretarias estaduais de educação, 23 universidades federais e duas escolas técnicas estão reunidos em Brasília para o encontro de capacitação de formadores do Programa Escola Ativa, Modulo 3 — Letramento e Alfabetização.

A formação auxiliará o trabalho dos professores das classes multisseriadas no campo para melhorar o aprendizado das crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental em fase de alfabetização e letramento.

Serão 200 horas de formação, divididas em cinco módulos de 40 horas. Em discussão, estarão temas como métodos de ensino; ensino fundamental de nove anos e relações étnico-raciais. Todos relacionados à alfabetização.

Após o curso, os participantes serão responsáveis por realizar a formação dos professores multiplicadores nos estados e municípios. Nas classes multisseriadas do campo, há apenas um professor para atender alunos com idades variadas e níveis diferentes de escolaridade. O encontro de formação oferece recursos pedagógicos e de gestão para aperfeiçoar o trabalho desses professores e melhorar o desempenho dos alunos do campo.

O encontro, aberto na manhã desta segunda-feira, dia 25, será encerrado na sexta-feira, 29.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social/MEC

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segunda-feira, 25 de maio de 2009

Prefeitura realiza reparos em estrada vicinal



Depois de alguns incidentes envolvendo carros e motos na estrada vicinal que dá acesso ao povoado Mandacaru, a prefeitura municipal de Nossa Senhora da Glória realizou alguns reparos. A estrada sai da rodovia SE206, que liga Nossa Senhora da Glória à Monte Alegre de Sergipe, passa pelo Algodoeiro, Mandacaru e segue para o povoado Aningas.

Por causa da falta de manutenção dessa estrada vicinal, especialmente em dois trechos que são considerados os mais críticos, os donos de veículos que trafegam na região estavam reclamando em diversos espaços públicos, devido aos prejuízos causados em seus automóveis. Quando chove, o risco de queda de moto e de colisão de carros é constante. Isto por que no local há um tipo de barro que em contato com uma grande quantidade de água se torna muito escorregadio.

Em uma dessas localidades havia, inclusive, uma enorme poça de água com uma profundidade média de cinqüenta centímetros. Como forma de protesto, os moradores colocaram à beira da poça um Zé do Buraco (boneco da estatura de um homem com uma vara de pescar em suas mãos).

Para consertar esses trechos foi depositado uma junção de areia, barro e pedras que deve eliminar os pontos mais escorregadios da estrada. Também foi nivelado o trecho que tinha o buraco que acumulava água onde o Zé do Buraco costumava ficar.


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viaboletim - 2009 - Nossa Senhora da Glória / Sergipe / Brasil
E-mail: professorbelarmino@gmail.com
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