terça-feira, 21 de abril de 2009

Governo recupera e mantem escolas estaduais

Aqui faltava água constantemente. A bomba foi trocada, e os técnicos renovaram o sistema hidráulico, por isso, estamos com abastecimento regular, mesmo durante o rodízio, comemora Civaldo Siqueira Santos, diretor do Colégio Estadual Governador Augusto Franco, localizado no bairro Santos Dumont, em Aracaju. Segundo o diretor, a equipe da Secretaria de Estado da Educação (SEED) também trocou as lâmpadas de todas as salas de aula e auditório e fez a manutenção nos banheiros.

A comemoração de Civaldo só é possível graças aos investimentos que o Governo de Sergipe vem fazendo em serviços de manutenção nas unidades de ensino da capital e do interior do estado. Nos quatro primeiros meses do ano, 204 das 400 escolas estaduais já receberam a visita da equipe de manutenção da Secretaria de Estado da Educação. São executados reparos nas redes elétrica, hidráulica, telhados, laboratórios de informática, adaptação de espaços físicos e outros serviços.

Serão aplicados, ao longo deste ano, R$ 1.969.474,60. Além disso, o governo já está realizando grandes reformas em 12 escolas da Rede Pública Estadual e com possibilidade de início de obras em mais 18 escolas até o mês de junho. Ao todo, serão reformadas 87 escolas com investimentos de R$ 46 milhões.

Preservar o patrimônio - Civaldo Siqueira disse que está planejando uma campanha com os professores, equipe diretiva, estudantes e comunidade com o objetivo de conservar o patrimônio da escola. Estamos incluindo ações no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE/Escola), como palestras educativas, distribuições de panfletos e outros tipos de mobilização. Nossa ideia é que mesmo antes de recebermos a reforma total estejamos preparados para cuidar da escola, concluiu o gestor.

Para o presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES), Abi Custódio, a entidade vem cobrando melhorias na estrutura dos prédios, mas também iniciou um processo de conscientização dos alunos sobre a necessidade de preservação do patrimônio escolar. O Governo está reformando algumas escolas e realizando trabalho de manutenção em outras. Temos conversado com os presidentes de grêmios de Aracaju e interior e estamos começando uma grande campanha de preservação do patrimônio escolar, declarou Abi Custódio.

A estudante Dayane Chagas, do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte, localizado na região central de Aracaju, comemora a recuperação de quatro salas em sua escola. Os espaços foram totalmente reformados, e os estudantes terão muito mais condições de assistir às aluas, declara a aluna, que é vice-presidente do Grêmio Livre.

Ampliação da Merenda - Outra escola que está recebendo a visita da equipe de manutenção é o colégio Estadual Tobias Barreto. Nesta terça, 14, teve início a obra de ampliação da cozinha e adaptação de um espaço para armazenar a merenda escolar. Vamos ampliar a oferta de merenda para o ensino médio; para isso, adquirimos mesas e cadeiras para acomodar os alunos durante as refeições, declara a professora Yolanda Bezerra, coordenadora da escola.

O Tobias Barreto também terá os banheiros recuperados, rede elétrica melhorada, novos ventiladores e recuperação do telhado. Estamos conversando com líderes de salas e propagando a importância do zelo pelo patrimônio. Estou aqui desde 2001 e acho que os alunos aos poucos estão se conscientizando a preservar a escola, informa o estudante do 3º ano Levi Simões de Melo Oliveira, presidente do Grêmio Livre.

Opinião parecida tem o estudante Jorielton Oliveira dos Santos, membro da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas. Às vezes passamos mais tempo na escola do que em casa; por isso precisamos aumentar o grau de valorização do ambiente escolar. É neste sentido que a USES vem mobilizando os alunos da rede pública para cobrar melhorias, mas ajudar a preservar a escola, avalia Jorielton.

Informática - Já a Escola Acrísio Cruz, localizada na Avenida Maranhão, recebeu um laboratório de informática dotado de 10 computadores com internet. Segundo a coordenadora pedagógica, Adenilza Mary Souza Santos, esse era um antigo sonho de professores e alunos. Estamos organizando para liberar o espaço. Acreditamos que na próxima semana o laboratório estará à disposição para ser usado como uma importante ferramenta pedagógica, ressaltou Adenilza.

Segundo o chefe do setor de manutenção da SEED, Djalma Romão Batista, sua equipe e a Coordenadoria de Informática da Secretaria de Estado de Educação já colocaram em funcionamento 47 laboratórios. As próximas unidades de ensino a receberem Laboratórios de Informática serão a Escola Estadual Manoel Luiz, no bairro Cirurgia, Escola Reunida São João Bosco, também no bairro Cirurgia, Lourival Batista, no conjunto Castelo Branco, Carmélio Costa, no conjunto Dom Pedro I, e Antonio Garcia Filho, em Umbaúba.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.

viaboletim - 2009 - Nossa Senhora da Glória / Sergipe / Brasil
E-mail: professorbelarmino@gmail.com
Template by - Abdul Munir BlogBlogs.Com.Br